Roteiro Boa-Bao #1 pela Tailândia!

Out 4, 2017

No Boa-Bao somos um restaurante asiático! Mais… Somos um restaurante pan-asiático. Talvez muitos não entendam à primeira o nosso conceito. Aqui não entra sushi mas temos pratos originais do Japão. Também não somos o típico restaurante chinês com o pato à pequim e galinha frita apesar de termos uma excelente versão dos tradicionais crepes chineses.  No Boa-Bao convidamos-vos a descobrir um best of dos pratos mais autênticos de vários países asiáticos desde a China à Tailândia e Malásia, Laos, Vietname e Cambodja, Coreia, Indonésia e ainda a Índia. O nosso menu tem várias rotas para conhecer mas… decidimos cortar caminho e deixar aqui algumas sugestões para um verdadeiro roteiro gastronómico por um país que representamos com orgulho: a Tailândia. Vamos viajar?

A gastronomia tailandesa é rica e verdadeiramente surpreendente. Cada garfada desperta novos horizontes, trazendo camadas de sabores e uma mistura de texturas únicas. A massa (noodles) e arroz são o ponto de partida para pratos que, por muito diferentes que sejam, têm sempre algo em comum: o picante. Seja mais ou menos intenso, o “spicy” é característico desta cozinha e que traz um aroma especial a cada prato. Para quem não é super fã do picante, não é preciso ficar alarmado… Temos sempre pratos mais ou menos picantes, assinalados ao lado de cada sugestão no menu por um símbolo de… uma malagueta ou mais!

Comecemos por desbravar caminho com uma salada Thai de carne de vaca. Fresca, aromática e cheia de sabor! Tenros pedaços chegam-nos à mesa numa cama de vegetais frescos que introduzem diferentes texturas e se complementam entre si com um molho aromático picante.

Para acompanhar, sugerimos outro prato típico. Uma dose de arroz frito do Boa-Bao parece simples… E é, simplesmente delicioso!  

Mas o protagonista só podia ser o nosso incontornável Pad Thai. As nossas redes sociais são um desenrolar de elogios a este que é conhecido como o prato nacional da Tailândia. Os noodles de arroz são apenas a base que depois é composta por diferentes ingredientes como ovo, rebentos de soja, camarão e vários legumes… Tudo cozinhado no wok bem quente com um molho intensificado por soja e malagueta. Por fim, uma indispensável cobertura de amendoins crocantes e lima para espremer e adicionar uma dose de frescura a esta mistura agridoce. Tentados? Para os vegetarianos há sempre uma versão com tofu, por isso não há desculpa para não experimentar!

Na Tailândia, qualquer restaurante tailandês terá sempre o famoso caril, um must para quem quer entrar no registo autêntico do país… E no Boa-Bao as opções são muitas. O nosso novo Caril verde tailandês pode ser de frango, camarão, marisco ou tofu mas a mistura de leite de coco, a pasta de caril verde, as beringelas tailandesas e pedaços de batata são comuns a todas as versões.

Deixe-se inspirar pelas nossas sugestões e descubra o mais delicioso que a cozinha da Tailândia tem para oferecer. Basta aparecer, carimbar o passaporte e  embarcar… No Boa-Bao, claro!