Tod Man Pla: Petisco Asiático

Out 10, 2018

Um dos mais tradicionais petiscos asiáticos pode ser provado no Boa-Bao de Lisboa e do Porto. Curiosos? Falamos dos pastéis de peixe da Tailândia também conhecidos por Tod Man Pla.

Sendo a gastronomia tailandesa uma das mais ricas do Mundo, hoje desvendamos um pouco mais sobre esta entrada que cativa tanto pelo aspecto e aroma como pelo sabor e textura… Depois de ler as próximas linhas ficará a saber porque é obrigatório provar.

Ingredientes

Os pastéis de peixe Thai Tod Man Pla são feitos a partir de uma combinação de peixe branco, ovo e pasta de caril vermelho. Também são adicionadas folhas frescas de limão kaffir e feijões longos Chineses cortados (ou, numa alternativa mais simples, feijão verde).

Extras

Se quiser, pode adicionar à pasta umas gotas de molho de peixe para intensificar os sabores. Mas, atenção, este tempero é opcional!

Dicas de Chef

Nas ruas de Bangkok, os pastéis são tipicamente feitos a partir de um peixe de águas doces tropicais chamado Pla Grai, pela sua textura firme. No entanto, uma vez que este peixe não se encontra fresco fora da Tailândia, qualquer peixe branco com uma composição de carne mais firme pode ser utilizado… O segredo? Tem mesmo de ser muito muito fresco.

Outra dica que faz toda a diferença aquando da mistura dos ingredientes para os pastéis é bater a pasta de peixe durante pelo menos 20 a 30 minutos (na mesma direcção!) até que se torne bastante viscosa.

Como comer

Após fritar, os “bolinhos” devem ser servidos imediatamente. Usualmente vistos como uma entrada para mergulhar numa tigela de molho de pepino podem também ser o prato principal de uma refeição acompanhando com o típico arroz de Jasmim asiático.

Ao almoço, ao lanche ou ao jantar, na Baixa do Porto ou no Chiado em Lisboa… Temos um prato de Tod Man Pla pronto para se deliciar! Vamos a isso?