Boa-Bao “End of the Year” Menu Asiático Especial

Dez 20, 2018

Uma viagem incrível pela China, Vietname, Tailândia ou até mesmo ao Japão está na sua lista de Natal ou nos seus sonhos para 2019? Este ano, o Boa-Bao acaba de tornar os seus desejos realidade com uma road-trip por todos estes países, sem sair da mesa…

Sim, leu bem…. Temos um menu asiático especial de Natal e Ano Novo para que possa celebrar esta época festiva com pratos de toda a Ásia. Para além das opções habituais da carta que continuam a estar disponíveis, pode planear uma viagem de descoberta por seis novos pratos. Basta fazer-se à estrada, a caminho do nosso restaurante de Lisboa no Chiado ou do Porto na Baixa da Invicta.

Dê início à comemoração com uma sopa ácida e picante de caranguejo de casca mole crocante. Esta entrada tradicional da China é ideal para abrir o apetite mas há ainda outras duas opções de “petisco”.

Sugerimos as lulas recheadas com “ketupat sotong”, uma especialidade da Malásia em que as lulas são cozinhadas num aromático molho de leite de coco e são recheadas de arroz glutinoso. Para quem prefere uma iguaria do Vietname, opte pelo exótico “nem” com carne de vaca e “taro”, uma espécie de rolo de carne de vaca temperada, com cogumelos, vegetais e raiz de taro envolvido numa folha húmida de papel de arroz.

Já nos pratos principais, há um irresistível (e natalício) caril vermelho com pato, líchia, ananás e tomate que ganha a cor característica pelas malaguetas secas tailandesas que formam a sua pasta. Há também um prato de peixe com um nome interessante que os nossos “guias” terão todo o gosto em explicar: corvina sakamushi, brócolos goma-ae e arroz de gengibre. O que é?  Corvina cozida ao vapor na alga kombu com bastante saké, brócolos temperados com molho de sésamo e… Bem, o arroz é fácil de descobrir!

Por fim, na típica mesa dos doces brilha “Tab Tim Krob”. Literalmente traduzido como “rubis crocantes”, é uma sobremesa à base de cubos de castanha asiática revestidos com tapioca e corante vermelho, servida com leite de coco salgado, jaca e gelo.

Feliz Natal e bom Ano Novo… na Ásia, com o Boa-Bao!